terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Salve o Pavilhão, oh Cambinda, Estrela Dourada!

No dia 8/12/2012 a Nação Estrela Brilhante de Igarassu comemorará 188 anos de glória, resistência e tradição!
Em Igarassu os saberes e conhecimentos acerca do maracatu envolvem uma prática familiar passada de geração em geração. Dona Mariú herdou o maracatu de seu pai, ensinou para Dona Olga, sua filha, que por sua vez trasmitiu o conhecimento para Gilmar, seu filho e atual Mestre da Nação.

 “vai crescendo e vai nascendo e vai brincando já tocando dançando aí se um morrer,
que nem meu pai, meus avô morreu passou para meu pai, meu pai morreu deixou para
minha mãe, minha mãe já passou para mim. Aí vai andando tudo família. Aí menina o
maracatu nosso que nós temos verdadeiro mesmo da gente é esse nosso. É por isso que
muita gente corre atrás das histórias do maracatu, por causa disso, a menina mesmo
Marivalda que tem o nome do nosso maracatu. O mesmo nome da boneca da gente ela
botou no maracatu dela... a boneca que tá no museu que essa Katarina né pegou”
(Entrevista : Olga Santana Batista, Igarassú, 15-07-2006).


É uma data para muito se comemorar , na certeza de que a Calunga Dona Emília continuará abençoando esta Nação e todo o povo de Igarassu!


´´Senhor tocador me amostre o sinal,
Uma estrela para nos guiar
Vem de Aruanda,
Nosso Rei mandou chamar,
Onde vai, Dona Emilia,
O lê lê, ca busquei,
O que vem ca busca.``