sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O som do Trovão ecoará por toda a cidade!



Trovão das Minas promove apresentações e oficinas, em Belo Horizonte, e potencializa seu trabalho de fomento e divulgação da cultura popular

Nos próximos dias 27 e 28 de outubro, é o som do Maracatu de Baque Virado do Trovão das Minas que vai ecoar pelas ruas de Belo Horizonte. O grupo, pioneiro do gênero no estado, promove cortejos (ou arrastões) pelo bairro Jardim América (dia 27/10, com concentração na Praça APA, às 15 horas) e no Centro, no Parque Municipal Americo Renné Giannetti (dia 28/10, com concentração às 11 horas). Em novembro, nos dias 24 e 25, os cortejos voltam a ocorrer no Bonfim (dia 24/11, com concentração na Praça Quinze de Junho, às 15 horas) e no Santa Tereza (dia 25/11, com concentração na Praça Duque de Caxias, às 11 horas). Todas as apresentações são abertas e gratuitas. “O nosso objetivo é percorrer as ruas dos bairros reunindo pessoas de todas as idades em torno da valorização dessa manifestação cultural”, explica a coordenadora e percussionista do grupo, Daniela Ramos.

Os 18 percussionistas (ou batuqueiros) do Trovão das Minas prometem para os cortejos os baques típicos da tradição do Maracatu pernambucano, somados aos ritmos da Ciranda, Côco, Moçambique, Baião e Toadas, com um repertório rico em composições próprias e em ritmos criados pelo grupo, como o “Baque Trovão” e o “Rolê”. Unem-se a esses elementos releituras musicais de importantes compositores mineiros e pernambucanos, como Lula Queiroga, Maurício Tizumba, Chico Amaral, Silvério Pessoa e Flávio Henrique.  O resultado desse pulsante caldeirão de música popular e da união de referências mineiras e pernambucanas são apresentações contagiantes e ideais para espaços públicos.

Como parte das atividades promovidas pelo Trovão na cidade, também serão ministradas – pelos percussionistas Daniela Ramos e Celso Soares – oficinas gratuitas de iniciação ao Maracatu. De 25 de outubro a 15 de dezembro, qualquer interessado pode ir ao Espaço Trampulim Cultural (Rua Professor Tavares Paes, 106, Jardim América) para se familiarizar com os ritmos e instrumentos do Maracatu pernambucano. As atividades de formação ocorrem às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, e aos sábados, das 11h às 13h, e não necessitam inscrição prévia.

Tanto as apresentações quanto as oficinas coroam a trajetória de mais de uma década do grupo que é referência mineira em Maracatu, percussão e alegria.